Queremos um verão mais longo?

domingo, 5 de dezembro de 2010

O Caminho do Sol




  Diz-se também “movimento aparente do Sol” porque do ponto de observação a partir da Terra, esta parece estática, dando a impressão de que é o Sol que se movimenta em relação a ela, quando na realidade ocorre o contrário. As diferentes posições do Sol no firmamento ao longo do ano são consequência do movimento de translação da Terra , devido a sua trajetória elíptica e seu eixo inclinado.


Analema é a figura traçada pelas diferentes posições do Sol no firmamento, desde que o Sol seja marcado sempre do mesmo local e no mesmo horário em dias sucessivos durante o ciclo anual. Segue abaixo outra definição de Solstício que justifica a curva do Analema Solar nos meses de Junho (Solstício de Verão Hemisfério Norte) e nos meses de Dezembro( Solstício de Verão Hemisfério Sul). 
Solstício [Do latim: solstitiu = Sol Parado]: São correspondentes aos extremos máximos do deslocamento do Sol, o qual inverte o seu sentido de deslocamento, portanto o Sol precisa parar seu movimento para retornar. Originou inclusive a determinação dos Paralelos Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio.



Para a determinação da posição de qualquer coisa sobre a superfície da Terra ela foi dividida por círculos no sentido vertical e no sentido horizontal, conforme imagem acima.
Meridianos - Conjunto de linhas traçadas de Norte a Sul unindo os Pólos.
Paralelos - Conjunto de linhas traçadas de Leste a Oeste paralelas ao Equador.
Os Meridianos e os Paralelos formam a Rede Geográfica.



 O Meridiano principal é o de Greenwich que divide a Terra em dois Hemisférios: Ocidental e Oriental. A linha do Equador é considerada o Paralelo de zero grau (0°) que também divide a Terra em dois Hemisférios: Norte e Sul.

Latitude - É a distancia ao Equador medida em graus ao longo dos Meridianos podendo variar de 0° a 90° para o Norte e 0° a 90° para o Sul.
Longitude – É a distância medida em graus ao longo da linha do Equador ao Meridiano de Greenwich podendo variar de 0 a 180° graus de Leste a Oeste.
A Latitude e a Longitude são as coordenadas geográficas e são medidas especificadas no formato graus° minutos’ segundos’’.


Zênite - É o ponto superior da Esfera Celeste. Quando você olha para o céu Zênite é o ponto exato sobre sua cabeça. Por definição é um ponto ao longo do Meridiano Local.
 Zênite Solar – É quando o Sol incide verticalmente sobre um lugar. A Latitude em que o Sol atinge o Zênite varia ao longo do ano. 
Na Terra, a região entre Latitudes +23,5° (trópico de Câncer) e -23,5° (trópico de Capricórnio) é chamada de região tropical. Nessa região, o Sol passa pelo zênite duas vezes por ano, com exceção dos dois trópicos, onde passa uma única vez. Fora dessa região o Sol nunca passa pelo zênite.

No Equador todos os dias do ano o Sol fica 12 horas acima do horizonte e 12 horas abaixo do horizonte. Nos equinócios o Sol faz a passagem meridiana pelo zênite, atingindo a altura de 90° no meio-dia verdadeiro. As menores alturas do Sol na passagem meridiana são de 66,5° e acontecem nas datas dos solstícios. Portanto, a altura do Sol ao meio-dia no Equador não muda muito ao longo do ano e, conseqüentemente, nessa região não existe muita diferença entre inverno, verão, primavera e outono.  
 

O Brasil é o único País que é "cortado" pelos dois Paralelos: Equador e Trópico de Capricórnio.
As regiões mais próximas do Equador, Norte e Nordeste, costumam ser mais quentes porque recebem os raios solares de forma direta durante todo o ano.  O Trópico de Capricórnio corta os estados de Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Conforme vimos anteriormente as Estações do ano oficiais nestes estados são mais distintas. A Região Sul é a mais fria justamente por ficar mais distante da linha do Equador.
Resumindo...
As Estações do Ano oficiais foram determinadas pelas posições de Solstício e Equinócio, sempre considerando o período de ~ 90 dias posteriores:
Solstício de 21 de junho : Verão Hemisfério Norte / Inverno Hemisfério Sul;
Equinócio de 23 de Setembro: Outono Hemisfério Norte/Primavera Hemisfério Sul;
Solstício de 21 de Dezembro: Verão Hemisfério Sul/ Inverno Hemisfério Norte;
Equinócio de 21 de março: Outono Hemisfério Sul/Primavera Hemisfério Norte.
Considerando que estes conceitos não se aplicam aos países intertropicais, então cabe a nós criarmos novas regras que sejam mais condizentes com a nossa realidade. Salvador (12º 58’ 16”de latitude sul) fica aproximadamente no meio, entre o Paralelo Equador (latitude 0°) e Trópico de Capricórnio (23° 26’ 22” de latitude sul). Temos o primeiro Zênite Solar em ~27/10 quando o Sol está no seu “caminho” em direção ao Trópico de Capricórnio), e o segundo Zênite Solar em ~15/02 quando o Sol já está no seu “caminho” de volta em direção ao Equador. Considere ainda que o Periélio ocorre no início de Janeiro, aumentando ainda mais a incidência do Sol sobre nossa região. Haja Verão!

2 comentários:

  1. Esse post está com um erro: De acordo com a imagem, o Trópico de Capricórno corta os estados de São Paulo, PARANÁ e Mato Grosso do Sul. E não Minas Gerais, como é informado no texto.

    ResponderExcluir