Queremos um verão mais longo?

sábado, 11 de dezembro de 2010

Estações do Ano no Brasil

Na Europa e na Ásia o Ano é dividido em quatro estações, pois há quatro períodos com condições climáticas muito distintas, como o inverno (frio), primavera (flores), verão (calor), outono (queda das folhas).
No Brasil, embora tenhamos adotado o mesmo critério por causa da nossa herança de colonização européia, as estações do ano propriamente ditas só são percebidas de fato na Região Sul, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, nas regiões serranas de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Nos demais estados o conceito de estações não se aplica, assim como em toda região Equatorial, entre o trópico de Câncer e o de Capricórnio (+23,5 graus de latitude, no norte e - 23,5 graus de latitude, no sul).    
O objetivo deste blog é disponibilizar vídeos e textos que auxiliem no entendimento de como e porque ocorrem as estações do ano (eixo da Terra, movimentos de Rotação e Translação, Solstício, Equinócio, Zênite Solar), bem como exemplificar alguns fatores que influenciam na definição dos padrões climáticos de cada região, tais como: afélio, periélio, analema do Sol.  
De posse destes conhecimentos básicos fica mais fácil entender, apoiar e divulgar o estudo científico que esta sendo desenvolvido pelo Prof. Luiz Sampaio Athayde Júnior, disponibilizado em http://www.veraodabahia.blogspot.com/ , cuja proposta é reconhecer oficialmente o Verão Real da Bahia com início em 27 de outubro e término em 01 de abril.  Todo seu estudo é baseado no fato de que o Sol passa pelo meridiano duas vezes ao ano e ele tem documentado regularmente a incidência vertical do Sol sobre Salvador (Zênite Solar) nos meses de outubro e fevereiro. Uma apresentação do trabalho A Teoria do Zênite Solar: Novas regras para as estações do ano nas localidades tropicais pode ser vista na página
http://veraodabahiaforteens.blogspot.com/p/teoria-do-zenite-solar-videos-e-textos.html . O trabalho completo também está disponibilizado link: http://congressoilheus.com.br/event/ces ... %20_7_.pdf . A criação de novas regras que possibilitem uma melhor definição das estações do ano nas regiões intertropicais poderia proporcionar mudanças positivas na área da Educação, corrigindo o conteúdo dos livros didáticos, na área do Turismo, ampliando e diversificando o Verão, na área da saúde, conhecendo melhor os períodos de maior insolação, etc.  Não devemos ensinar regras que não condizem com a realidade observada em diversas regiões.

Um abraço,

Amy

7 comentários: