Queremos um verão mais longo?

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Movimento de Rotação e Translação da Terra



Este vídeo mostra os movimentos de Rotação e Translação da Terra e explica porque as Estações do Ano são resultantes da inclinação do eixo da Terra enquanto esta descreve sua trajetória elíptica em torno do Sol.

Movimento de Rotação
É o movimento giratório que a Terra realiza em torno do seu eixo, sentido anti-horário, tempo  gasto de aproximadamente 24 Horas e que é responsável pela sucessão dos dias e das noites.

Movimento de Translação
É o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, de forma elíptica, sempre mantendo a inclinação em seu eixo longitudinal imaginário de 23,45°. A Terra demora 365 dias e 6 horas para dar uma volta completa em torno do Sol, pelo que, de quatro em quatro anos, estas horas acumuladas formam um dia a mais no calendário: 29 de Fevereiro. Chamamos de ano bissexto.

Periélio e Afélio

Durante o Ano, enquanto a Terra  percorre sua trajetória elíptica em torno do Sol, é possível observar que há períodos em que fica mais distante ou mais próxima do Sol.
Periélio - Posição da Terra mais próxima do Sol, aproximadamente 147,1 milhões de quilômetros no dia 04 de Janeiro.
Afélio - Posição da Terra mais afastada do Sol, aproximadamente 152,1 milhões de quilômetros no dia 04 de Julho.


Solstício e Equinócio

A imagem acima mostra a Terra realizando seu plano orbital em torno do Sol (Eclíptica). Devido a sua inclinação, à medida que a Terra orbita em torno do Sol, os raios solares incidem mais diretamente em um hemisfério ou outro. É possível visualizar três posições do Sol em relação à Terra:
*Solstício de verão no hemisfério Sul - Observe que no dia 22 de Dezembro ocorre a maior incidência de luz solar no hemisfério Sul , consequentemente é a menor incidência de raios solares no hemisfério Norte (Solstício de inverno no hemisfério Norte).

*Solstício de verão no hemisfério Norte - Observe que no dia 21 de Junho ocorre a maior incidência de luz solar no hemisfério Norte, consequentemente é a menor incidência de raios solares no hemisfério Sul (Solstício de inverno no hemisfério Sul).

*Equinócio - Observe que nos dias 21 de Março e 23 de Setembro a incidência de luz solar se dá exatamente sobre a linha do Equador, os hemisférios Norte e Sul estão igualmente iluminados. Consideramos então  Equinócio de outono no hemisfério Norte e Equinócio de primavera no hemisfério Sul. A palavra Equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite têm igualmente 12 horas de duração.



 

 
 





Um comentário: